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8 dicas para lidar com pessoas ansiosas

15 Apr 2015

 

 

Uma coisa curiosa sobre pessoas ansiosas como eu é que elas estão sempre rodeadas de pessoas não ansiosas, zen, relax, tá tudo muito bem tudo muito bom. É, portanto, bastante comum que elas estejam o tempo todo ouvindo variações de frases como: "calma", "não exagere" e "você PRECISA relaxar".

Logicamente elas estão tentando ajudar e não sabem o quanto certas frases não apenas magoam como geram ainda mais desespero no ansioso. (Espero que não saibam pois se sabem e continuam agindo assim elas são apenas sacanas!)

 

Então as dicas abaixo, mais do que para você ansioso, são para você que TEM na sua vida um amigo(a), parceiro(a), irmã(o), pai/mãe ou afins ansioso.

 

1. A pessoa ansiosa SABE que é ansiosa. Você não precisa lembrá-la disso a todo momento ou em toda situação que ela te apresente (muitas vezes apenas como um desabafo). Eu ouço a todo momento de tudo quanto é tipo de pessoa dos mais variados níveis de intimidade (eu sei: falta impor limites mas isso é matéria para outro post!): "Você é muito ansiosa guria!". Noooossaaaa, você jura mesmo? Não sabia disso! Sempre achei que eu fosse tão relax! Depois dessa sua epifania tudo começou a fazer sentido! Não, né?! Pópará! Você gostaria que a todo momento seu amigo ansioso ficasse destacando ou jogando na sua cara a sua característica que mais o faz sofrer?

 

 

2. Ninguém escolhe ser ansioso. Simplesmente é algo que somos e que não conseguimos controlar (principalmente quando estamos no meio da crise!). Dizer ao ansioso "relaxe" é a mesma coisa que dizer a um baixinho "cresça" ou "pare de ser tão baixinho". A vontade que tenho é de responder: E VOCÊ ACHA QUE EU ESTOU TENTANDO FAZER O QUÊ HÁ MAIS DE 30 ANOS JACARÉ????

 

 

3. Ser ansioso é sofrido! Em muitos momentos, especialmente quando perdemos o controle físico da situação a sensação real é de que tudo irá para o brejo. Por outro lado, o fato de não estarmos surtando fisicamente o tempo todo não significa que seja menos sofrido na nossa cabeça, então não piore tudo colocando a culpa em nós por não conseguirmos controlar algo que simplesmente está fora do nosso alcance.

 

 

4. Pare de falar que tudo vai dar certo. Sério, apenas pare! Você não sabe que vai dar certo, eu sei que você não sabe que tudo vai dar certo, todo mundo sabe que você não sabe então pare. Diga apenas que está ali para a pessoa e pronto. Um bom e velho abraço também ajuda muito.

 

 

5. Nunca, jamais diga: quando você relaxar tal coisa vai acontecer (no caso a tal coisa seria o objeto da ansiedade em questão!). Isso é exatamente o mesmo que dizer: "nunca vai dar certo!" Como já disse no item 1 todo ansioso está careca de saber que é ansioso e a maioria de nós também está careca de tentar não ser ansioso e provavelmente já foi atrás dos mais variados métodos para controlar sua ansiedade e ainda não conseguiu, justamente porque o tentar controlar a ansiedade só o torna mais ansioso. Logo, ela automaticamente pensa: ferrou! Nunca consegui controlar minha ansiedade, porque eu acharia que vou conseguir agora? E pum! Ele vai ficar ainda mais ansioso!

 

 

6. Deixe de ser egocêntrico e de achar que as pessoas têm que reagir aos problemas da mesma forma que você. Acontece muitas vezes (comigo acontece o tempo todo) de pessoas que não são ansiosas darem conselhos a pessoas ansiosas olhando o problema sob o seu próprio ponto de vista. Falta empatia. Se é muito difícil para você se colocar no lugar do ansioso já que você deve ter nascido de uma mistura de Buda com Jesus Cristo e nunca ficou ansioso na vida, não fale nada. Volte à dica 4.

 

 

7. Se o ansioso da sua vida falou para você que ele não está mais ansioso provavelmente ele está mentindo pois está de saco cheio de ouvir críticas quanto à sua ansiedade. Então não ache que "seus conselhos deram certo". Ele simplesmente cansou de ser julgado o tempo todo.

 

 

8. Ser ansioso não é necessariamente de todo ruim. A minha ansiedade me trouxe inúmeras conquistas positivas e fez de mim uma pessoa atenta, organizada e capaz de realizar muito. Claro que, em níveis patológicos nenhum sentimento é positivo e deve ser tratado e cuidado com carinho e atenção, mas deixe isso para os gurus, os profissionais de saúde e, se for o caso, os psicotrópicos.

 

 

Eu sou ansiosa desde que nasci. Minha mãe conta que antes de ter dentes eu já os rangia e me lembro muito bem que desde o pré eu não dormia um minuto sequer no dia anterior ao primeiro dia de aula. Tenho tentado ao longo destes 30 anos de várias formas mudar e controlar isso todas sem sucesso.

 

Até que, neste último processo terapêutico, graças à anja da minha personal mind trainer tive a sensação mais fantástica e libertadora de toda a minha vida ao parar de tentar controlar o incontrolável.

 

Então, a minha dica, agora aos ansiosos, é: "Não tente controlar a ansiedade, aceite-a e abrace-a pelo que ela te traz de bom e tire o foco dela." E principalmente: diga às pessoas o que te incomoda neste processo. Elas só querem ajudar mas nós sabemos que na maioria das vezes mais atrapalha do que ajuda, além de magoar e nos fazer ir chorar no banheiro #quemnunca

 

E se você não acredita nisso tudo, leia mais aqui e aqui.

 

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